5 passos para a transformação digital em empresas de logística e distribuição

A importância de incluir ferramentas modernas com automatização e de fácil condução nas operações vem sendo observada por líderes empresariais de todo o mundo. Ao focar na transformação digital em empresas de logística e distribuição, as organizações se preparam para impulsionar seus negócios e trabalhar com soluções inteligentes que se tornam a espinha dorsal de suas operações.

Com a internet e os avanços da tecnologia, o aumento do número de compras e movimentação de mercadorias é de longe percebido. Da mesma forma os clientes, com inúmeras informações em mãos e mais exigentes, se tornaram agentes de compartilhamento, contribuindo de forma ativa para a boa ou má imagem da empresa no ambiente virtual e despertando nelas o interesse em investir na logística de suas operações.

A complexidade do setor de logística e distribuição envolve diversas etapas, tarefas e desafios a serem cumpridos no dia a dia, tornando indispensável a sua automação, uma vez que uma má administração da logística de distribuição pode resultar em uma desqualificada reputação para a marca, além da geração de novos custos operacionais, falhas na prestação de serviço e diminuição da lucratividade.

Neste cenário, portanto, a transformação digital vem representando um maior controle das entradas e saídas de mercadorias, gestão integrada entre os setores, acompanhamento de dados em tempo real e automação do sistema em nuvem, oferecendo a agilidade, transparência e consistência necessária para o sucesso dessas empresas.

5 passos para a transformação digital em empresas de logística e distribuição: Como se preparar?

  1. Faça um planejamento prévio

Antes de receber os impactos da transformação digital, é fundamental que os gestores tenham controle sobre tudo o que acontece na logística de distribuição e o que ainda vai acontecer após a implementação. Assim, conseguem planejar previamente elementos, como ciclo produtivo, materiais, estoque, depósito e entregas.

O planejamento é realizado com base em uma análise detalhada das informações da empresa e considera variáveis como promoções e descontos, sazonalidades, datas comemorativas, entre outros itens que ajudam a tornar as estimativas mais acertadas para o planejamento.

Além disso, com o planejamento e monitoramento da cadeia de distribuição, a gestão pode verificar as tendências para os períodos seguintes. Assim como é possível otimizar as entradas com base nas expectativas de saída de mercadorias.

  1. Integre as áreas e informações em um único lugar

Antes de qualquer investimento tecnológico, a empresa precisa apostar em uma gestão empresarial integrada. Por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial), é possível integrar áreas e dados para uma tomada de decisão mais assertiva.

Assim, as operações são centralizadas e unificadas, possibilitando a excelência operacional com recursos de última geração. Além disso, a gestão consegue minimizar erros, reduzir gargalos e aumentar a produtividade da equipe.

  1. Prepare a sua equipe

Introduzir novas ferramentas ou criar expectativas sobre a transformação digital sem antes analisar a cultura organizacional que a sua empresa está no momento torna o processo difícil. É preciso compreender o cenário atual e desenvolver, a partir das percepções, as estratégias para que todos os envolvidos se adaptem da melhor forma possível.

Ou seja, além de investir em tecnologias disruptivas, é preciso que a organização esteja preparada internamente, o que envolve todos os times. Para isso, podem ser realizados treinamentos, capacitações e outras ações que engajem e demonstrem a importância e as vantagens dos novos recursos.

  1. Adote tecnologias de armazenamento e controle de dados

Um dos principais pilares da transformação digital nas empresas são os dados. A capacidade de reunir e analisar grandes volumes de informações, com rapidez e qualidade transforma a forma como as companhias entendem o mercado e lidam com os clientes.

Não é à toa que, segundo estudo elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), em parceria com a consultoria IDC, os investimentos em tecnologia da informação devem movimentar R$ 127,5 bilhões até 2025, impulsionando as novas tecnologias como IA, big data, analytics cloud e segurança da informação.

O levantamento aponta ainda o Brasil é o décimo mercado de tecnologia do mundo, representando 1,65% dos US$ 2,79 trilhões investidos globalmente em software, equipamentos e serviços no ano passado.

Ou seja, é essencial implementar ferramentas de armazenamento, análise e controle de dados, como o citado Big Data e a computação em nuvem.

  1. Use a nuvem e o mobile

A nuvem é fundamental para o armazenamento e gerenciamento dos dados, minimizando a necessidade de infraestrutura de TI. Assim, adotar um sistema de gestão empresarial como o ERP na nuvem ajuda tanto no controle das atividades, como na redução de custos.

Além disso, os gestores ainda têm mais tempo para se dedicar à inovação e à transformação digital nas empresas.

O mobile é outra tecnologia positiva para o setor. Afinal, a mobilidade proporcionada pela extensão do ERP garante que as empresas consigam maior eficiência, flexibilidade e otimização de custos.

Saiba como garantir as oportunidades da transformação digital <<

Conheça o SAP Business One!

SAP Business One é um software/sistema de gestão empresarial (ERP) criado para atender as pequenas e médias empresas de todo o mundo, comercializado pela empresa alemã SAP.

Como uma solução ERP, a proposta é automatizar e integrar as principais funções de negócios como a área financeira, operações e recursos humanos, permitindo mais controle com o objetivo de apoiar o crescimento dos negócios. Para se ter uma ideia, atualmente no mundo mais de 54 mil empresas atuam com o sistema de gestão SAP Business One e já somam mais de 800 mil usuários.

Sem contar que o ERP é hospedado na nuvem e atualizado por especialistas em data centers seguros e de primeira linha. Entre as principais funcionalidades, estão:

  • Conexão com sensores de IoT de áreas operacionais e máquinas, com o objetivo de alertar em casos de falhas;
  • Gestão de contratos;
  • Estoques e custos;
  • Compras e suprimentos;
  • Vendas e faturamento;
  • Contabilidade e finanças;
  • Planejamento orçamentário;
  • Controle de ativos;
  • Automação fiscal.

Quer saber mais sobre a nossa solução para seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e faça uma demonstração com o nosso time!

Você está lendo: A transformação digital em empresas de logística e distribuição.