Como Atacadistas e Distribuidores podem melhorar a Gestão de Frete?

Entregar as mercadorias vendidas nos prazos estabelecidos é tão importante para a fidelização dos clientes, quanto oferecer os produtos das melhores marcas do mercado, ou ter vendedores engajados com o público-alvo. A entrega é a etapa final de um processo que começa na abordagem ao cliente, e é o ponto crucial para fechar uma venda, com chave de ouro.

Diante desse cenário, a Gestão de Frete é fundamental para assegurar que a entrega seja feita dentro dos prazos, de forma segura, com qualidade e com preço justo.

Listamos 5 dicas para você aprimorar o seu gerenciamento de frete, a fim de reduzir custos e aumentar a fidelização dos seus clientes:

 

  •  Monitore as entregas em tempo real

Acompanhar de perto o delivery das mercadorias é a melhor forma de garantir que tudo saia como previsto. Isso te permite encontrar erros de operação, enviar alertas sobre possíveis atrasos das entregas aos clientes em tempo hábil para poderem se preparar e identificar oportunidades de melhoria dos trajetos, de acordo com a rota, trânsito, etc.;

 

  •  Planejamento de rotas

Estude e busque alternativas para encurtar as distâncias entre os Centros de Distribuição e os clientes, ao mesmo tempo em que reduz o número de paradas previstas e os custos com transporte. Conhecer os itinerários e os trajetos a serem percorridos é de grande importância para alcançar esses objetivos, assim como mensurar os gastos com manutenção ou terceirização de frotas;

 

  • Organize os processos

Estruturar e ordenar os processos ligados à Gestão de Frete, da entrada à saída das mercadorias nos estoques, passando pela venda, até a entrega dos produtos, ajuda a padronizar e a otimizar as ações dos times internos. Ao seguir as melhores práticas do mercado (benchmarks) de logística, sua empresa dará um passo à frente na busca por melhores resultados financeiros;

 

  •  Integre as informações

Ao combinar diferentes áreas na execução da Gestão de Fretes, é importante que as informações cheguem às mãos dos gestores da sua empresa no menor tempo possível, para que eles sejam capazes de tomar as decisões certas, na hora certa. E isso só é possível por meio da integração de todas as áreas que compõem a sua companhia;

 

  • Escolha o ERP certo

Contar com o sistema de gestão robusto para suportar as operações de logística, administração e vendas da sua empresa, é imprescindível para realizar todas as ações citadas acima. Nesse sentido, o SAP S/4HANA é o ERP ideal para atender às suas expectativas, e te ajudar a melhorar a maneira como você gerencia as entregas aos clientes.

 

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