Automação fiscal: Vantagens da integração de ERP com uma solução tributária

Automação fiscal: Vantagens da integração de ERP com uma solução tributária.

Na gestão de uma companhia, algumas ferramentas já são indispensáveis para manter a eficiência em alta e conquistar resultados positivos. Uma das soluções é o ERP (Enterprise Resource Planning), software empresarial integrado que auxilia na integração e no controle dos processos e dados da operação.

A ferramenta permite a conexão de informações entre todos os setores, desde a área de vendas, contabilidade, finanças, até a produção, estoque e distribuição.

Sendo assim, para apoiar as demandas do setor fiscal além de um ERP eficiente é necessário compor com uma ferramenta focada na gestão fiscal que funcione em paralelo com o ERP, ou seja, lado a lado (side by side). Isso porque dessa maneira é possível ter acesso a uma série de recursos exclusivos que permanecem disponíveis, independentemente da estrutura do ERP.

A melhor estratégia é fazer a integração de um bom ERP com uma solução que seja capaz de proporcionar automação fiscal, para emitir, por exemplo, a ECD e a ECF e fazer o envio das documentações contábeis nos layouts exigidos pelo governo federal dentro de um ERP.

Daí a importância de um software com automação fiscal que seja capaz de fornecer os recursos para viabilizar a entrega das obrigações fiscais mensais e anuais.

O que precisa ser levado em conta na hora da integração.

Sem uma solução tributária, as empresas teriam uma dificuldade enorme de fazer as entregas das obrigações fiscais. Seria preciso, por exemplo, fazer a busca manual das informações em planilhas e depois migrar para o ERP. Um processo improdutivo, demorado e pouco preciso, certo?

Sabendo de tudo isso, quando a empresa decide investir em uma solução fiscal completa, algumas dúvidas costumam surgir.

Afinal, como funciona o processo de implementação da solução e a integração com o ERP?

Aqui, vamos citar o exemplo da integração do ERP SAP com a solução fiscal Thomson Reuters ONESOURCE Tax One. E pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque a Thomson Reuters já dispõe de integrações homologadas com o ERP SAP.

O sistema fiscal em nuvem da Thomson Reuters conta com dois versionamentos:

  • Fullcloud: é agnóstico e se integra com qualquer ERP porque possui API de integração que facilita a conexão entre os sistemas.
  • Específico para SAP TDF: desenvolvido para viabilizar as entregas de obrigações fiscais para o governo federal, mas é complementado com as configurações necessárias para a apuração de tributos estaduais e municipais.

Integração ERP e Software de Automação Fiscal: um processo simples, ágil e prático

Sempre que esse tipo de projeto de integração começa a ser planejado, muitos profissionais supõem que a operação vai ser complexa e demorada. Na verdade, não é bem assim.

Como a Thomson Reuters dispõe de conectores para integração com o ERP da SAP, entre outros, estabelecer um fluxo de processos tributários conectado com o ONESOURCE Tax One é simples.

Na prática, a entrega da solução fiscal é feita de forma modular, de modo que as funcionalidades do software oferecem todo o suporte para a operação do cliente.

Também, vale destacar que o sucesso na integração depende da participação de três fatores:

  1. Fornecedor: contribui com a solução certa para a demanda do setor fiscal do cliente.
  2. Parceiro: viabiliza o projeto aplicando sua experiência na condução desse tipo de integração, neste caso, fale com a Megawork e consulte nossos especialistas fiscais.
  3. Time fiscal do cliente: precisa estar focado para fazer as validações internas.

O ONESOURCE Tax One garante a disponibilidade do sistema, evitando paradas e interrupções que possam comprometer o fluxo de vendas, geração de pedidos e emissão de nota fiscal. Assim, a robustez da plataforma, integrada ao ERP SAP, mantém a eficiência operacional da empresa.

Uma vez concluída a implantação, o sistema fiscal funciona como um módulo do ERP e traz vários recursos que permitem configurar e acompanhar as principais movimentações do setor, como faturamento e entrega de obrigações tributárias.

Muito além do compliance fiscal. As funcionalidades do ONESOURCE Tax One geram inteligência ao negócio. Isso porque é possível usar as informações obtidas pelo sistema de forma estratégica, identificando, por exemplo, possíveis mudanças logísticas a partir das operações tributárias

Na prática, integrar o seu ERP com uma solução fiscal da Thomson Reuters vale a pena por várias razões:

  • A solução fiscal é homologada pelos principais fornecedores ERP, como SAP.
  • Além da expertise da Thomson Reuters, o cenário do software já está preparado para integração.
  • Você não precisa desenvolver uma interface do zero para, então, fazer a integração.

Ao escolher investir em uma solução com automação fiscal, a empresa precisa ter em mente que um dos maiores ganhos será o aumento de produtividade combinado com a inteligência de negócio. Como vários processos são automatizados com os recursos do ONESOURCE Tax One, os profissionais deixam de fazer tarefas operacionais e passam a atuar de forma mais estratégica.

Eles não irão mais perder tempo conectando os dados das planilhas com o ERP. De produtores de informação, os usuários passam a ser analistas de resultados. Afinal, não geram compliance fiscal, porque o sistema cumpre essa função. Aos profissionais do setor, cabe melhorar continuamente os processos e manter o foco no core do negócio.

Você possui ERP SAP e quer saber mais como realizar essa integração na sua empresa? Fale com a Megawork, parceiro Thomson Reuters há mais de 31 anos no mercado atuando em projetos de implementação e suporte as soluções de gestão empresarial. Converse com nossos especialistas fiscais.