SAP se UNE a equipe de Fórmula E da Mercedes-Benz

Publicado em 06/06/2018 - Inovação

A Mercedes-Benz fará sua estréia na Fórmula E na temporada 2019-2020 com o Mercedes EQ Formula E, a marca de carros elétricos da Mercedes. A competição é uma classe de corrida exclusiva para carros elétricos, está em sua quinta temporada este ano e atrai tanto torcedores quanto as grandes indústrias automotivas, com Audi, BMW, Renault.

A SAP e a Mercedes-Benz assinaram um contrato para a SAP se tornar a parceira oficial de desempenho comercial da equipe de carros elétricos Mercedes EQ Formula E, impulsionando novas inovações tecnológicas baseadas no SAP HANA no mundo das corridas.

Além de usar o SAP HANA para desenvolver soluções de tecnologia para auxiliar a equipe de corrida a analisar grandes quantidades de dados e monitorar o desempenho, os engenheiros da montadora também podem usar recursos e funções fornecidos pelo SAP Cloud Platform e SAP Leonardo, incluindo a Internet do Coisas (IoT) e recursos preditivos e de machinelearning.

O executivo BerndLeukert, membro do Conselho da SAPProdutos e Inovação comentou que “Estamos ansiosos para integrar as inovações da tecnologia SAP no novo carro de corrida Mercedes EQ Formula E. A Mercedes-Benz e a SAP visam criar um futuro mais sustentável para nossos clientes, parceiros e sociedade com a ajuda de novas tecnologias digitais.”

Além disso, a SAP está planejando adotar carros elétricos internamente. “A mobilidade sustentável é um passo importante no caminho para a neutralidade de carbono. Por isso, pretendemos ter 20% de carros elétricos na frota de carros da SAP até 2020 e impulsionar soluções inovadoras de TI conectadas à mobilidade eletrônica”, comentou Leukert.

Na Mercedes-Benz as expectativas também são altas, “Estamos muito satisfeitos em anunciar a SAP como o primeiro parceiro principal de nossa nova equipe de Fórmula E da Mercedes EQ”, disse Toto Wolff, chefe da Mercedes-Benz Motorsport. "Apesar de ainda estarmos a 18 meses de nossa primeira corrida, este novo acordo demonstra o potencial comercial da série e nos dá uma base sólida para começar nossa próxima fase de preparações técnicas e esportivas para a entrada da 6ª temporada."