O que são processos inteligentes no SAP S/4HANA?

Este ano é comemorado os 70 anos da famosa pergunta ‘As máquinas podem pensar?’ junto com a concepção do chamado “Teste de Turing” que testa a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou indistinguível deste, proposta por Alan Turing.

 

O campo da inteligência artificial (IA), é claro, avançou significativamente desde a década de 1950, certamente nos últimos anos foi difícil escapar “do padrão” que se seguiu. A última revisão do Gartner para tecnologias emergentes ilustra como o campo da IA ​​está amadurecendo. Por exemplo, a IA amadureceu ao ponto de ser alavancada de forma confiável nos processos de planejamento nas maiores empresas de manufatura do mundo. No entanto, a IA pura é apenas uma das capacidades dos sistemas de negócios modernos. Em combinação com IA de conversação, automação de processos robóticos e inteligência de processos, essas tecnologias permitem o que o Gartner chama de hiperautomação. Se adotarmos uma visão mais ampla e centrada no negócio, podemos dizer com segurança que ‘inteligência é o que um usuário percebe como sendo inteligente’.

 

Processos inteligentes no SAP S/4HANA

Mesmo antes de uma pandemia atingir todos os aspectos dos negócios e de nossas vidas privadas, as empresas estavam sob pressão para reinventar seu modelo de negócios, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente a fim de competir em um mercado global. Quando falamos sobre o futuro do trabalho, também olhamos para o propósito e o trabalho significativo – por exemplo, transformar tarefas baseadas em planilhas para processos que são verdadeiramente digitais e inteligentes. Embora internamente uma abordagem de automação baseada em tecnologia possa oferecer alguns ganhos rápidos, ela também adiciona complexidade, pois cria uma ‘colcha de retalhos’ de recursos diferentes. Muitas vezes, criar uma prova de conceito para uma nova ideia de automação inteligente pode ser feito rapidamente, mas quando chegamos ao ponto de dimensioná-la dentro da empresa e considerar as especificidades regionais ou globais, é uma tarefa muito mais difícil: A IDC e a Accenture conduziram pesquisas sobre esse ponto – embora seus números sejam diferentes (IDC diz 28%, Accenture diz até 76%), ambas concluem que uma grande proporção de projetos de automação inteligente falham, mas não deveriam. É aqui que uma abordagem holística e integrada para automação inteligente nos processos de negócios ajuda. Nós os chamamos de processos inteligentes.

Processos inteligentes em SAP S/4HANA

 

Incorporamos inteligência no SAP S/4HANA diretamente onde os usuários de negócios mais se beneficiam e onde ela oferece valor de negócio tangível: em processos de ponta a ponta e no contexto da tarefa do usuário. O aproveitamento de processos inteligentes coloca o resultado em foco, obtendo um impacto mensurável nos negócios.

Aqui estão alguns exemplos de clientes que executaram um processo inteligente alcançaram:

  • 20% mais rápida para criação de material
  • 25% mais rápido o fechamento de trimestre
  • 480 horas / ano de economia em tarefas manuais

 

Uma abordagem orientada de ponta a ponta

Com esses dados em mente, vamos ver um exemplo de como você pode obter benefícios semelhantes. Vamos assumir o papel de um gerente de vendas, por exemplo.

Por meio de uma combinação de recursos junto com a função do gerente de vendas, recursos inteligentes são incorporados ao SAP S/4HANA para auxiliar o usuário final e aumentar a automação e os insights. Algumas tarefas são resolvidas aproveitando um robô de software (via SAP Intelligent Robotic Process Automation), enquanto outras são tratadas de maneira mais eficaz por aprendizado de máquina ou IA, ou simplesmente alertando um usuário sobre uma situação de negócios (via Gerenciamento de Situação no SAP S/4HANA) para iniciar uma atividade de acompanhamento.

Um processo inteligente de ponta a ponta em vendas

 

É a combinação desses recursos que torna um processo de ponta a ponta inteligente e pronto para uso. Eles apoiam os usuários de negócios a serem mais eficientes e eficazes e os ajudam a se concentrar nos aspectos de seu trabalho que exigem qualidades humanas, como criatividade, comunicação e solução de problemas.

 

 Introdução aos processos inteligentes

Você pode dizer ‘Parece ótimo! Mas por onde eu começo? ‘ Cada jornada tem um ponto de partida. Para medir o que você deseja melhorar, primeiro você precisa entender o ‘status quo’. Atualmente, existem mais de 250 recursos inteligentes disponíveis para SAP S/4HANA (e esse número está crescendo) – muitos dos quais estão diretamente integrados. Além disso, o ecossistema da SAP fornece recursos adicionais que aumentam a inteligência do processo. Por último, tecnologias inteligentes individuais, como SAP Cloud Platform AI Business Services, permitem que você estenda seu processo.

 

Introdução aos processos inteligentes no SAP S/4HANA

 

Fonte: Blog SAP