ERP para pequenas empresas: Quando é a hora certa de investir em um?

A ideia de que tecnologia e automação são benefícios restritos apenas aos grandes negócios já ficou para trás. Hoje, graças a difusão das soluções, pequenas empresas conseguem ter acesso aos diversos sistemas inteligentes e adotar um ERP para suas demandas. Mas quando é a hora certa de investir em um? 

Traduzido para o português, o termo ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais, e é utilizado pelas empresas para automatizar processos, facilitar operações e integrar informações entre os setores. Ou seja, ter um ERP significa ter o controle de tudo que acontece na sua empresa, cumprir prazos com mais assertividade, monitorar estoque, unir informações de forma rápida, entre outros diversos benefícios.

Investir em um ERP, contribui não somente para operações de sucesso, mas também  reflete na imagem da empresa, assim como na satisfação de clientes e futuras expansões. Quando uma empresa pequena decide trazer tecnologia para suas operações, demonstra a preocupação em aumentar a produtividade e melhorar resultados perante o mercado.

Veja 4 fatos que indicam a hora certa de investir em um ERP:

Geralmente, o momento ideal para investir em um ERP é quando as suas demandas ultrapassam a capacidade de atende-las. Sendo assim, separamos 4 fatos que podem estar acontecendo na sua empresa e que indicam que é hora de procurar por um sistema de gestão empresarial.

  1. PROCESSOS LENTOS

Você tem percebido que as suas entregas estão cada dia mais atrasadas e que as suas operações raramente conseguem cumprir um prazo? Isso é um sinal claro de que a sua equipe está sobrecarregada e que as demandas estão maiores que a sua capacidade de atende-las. Desta forma, ter um sistema que realiza os processos por você, te ajuda a focar mais nas estratégias de melhorias para a sua empresa.

  1. AUMENTO DE ERROS E PREJUÍZOS

Uma consequência quase inevitável de operações desorganizadas é o número de erros e prejuízos que a empresa classifica. Quando um processo acontece de forma manual e ainda enfrenta problemas de administração ou de comunicação com outros setores, as chances de enganos, esquecimentos, erros ou atrasos são maiores, principalmente quando há sobrecarga de atividades. Se, com o tempo, os erros se tornarem cada vez mais constantes, a credibilidade da empresa diante o mercado pode cair. Muito cuidado!

  1. FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS ÁREAS

As empresas que não tratam a comunicação interna de maneira estratégica costumam ter baixa produtividade, altos índices de rotatividade, pouca colaboração no alcance de metas, muitos erros e retrabalhos que geram desperdícios e custos, além de inúmeros outros problemas. Essa questão também pode refletir no mercado, por exemplo, em um atendimento ruim ou em um produto com defeito.  

  1. DESCONTROLE DE INFORMAÇÕES E DADOS

Sendo confidenciais ou não, as informações dentro de uma empresa podem ter um grande volume, que muitas vezes não conseguem ser descartados de imediato, devido à sua importância e pelo seu conteúdo. Com esse excessivo número de informações, as empresas podem ter dificuldades em transformar dados em estratégias de melhorias e oportunidade de mercado, além de possuir uma gigante demanda sendo controlada de forma manual. Portanto, ter um monitoramento automático de dados, ajuda não somente na melhoria do processos da empresa, mas também facilita o alcance do principal objetivo: reconhecimento no mercado.

E aí? A sua empresa tem passado por algum desses problemas? Se sim, conheça agora a solução que pode te ajudar!

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