Economia digital: Saiba quais são as características da empresa focada na inovação

O crescimento da economia digital levanta muitas questões novas para as empresas pensarem. Saber se esta no caminho certo é uma delas. As novas oportunidades levaram as empresas a examinar seus próprios processos e abordagens para garantir a sua sobrevivência. Um exemplo está no setor de varejo, a mudança de comportamento de consumidor que agora tem a opção “clique e compre”, teve um profundo impacto.

Alguns varejistas responderam a essa mudança de maneira positiva e cresceram, outros tiveram que fechar lojas para minimizar custos, já que cada vez mais aumenta o número de consumidores comprando online. Primeiro, é preciso entender que para enfrentar os desafios de uma economia digital será necessário se ataca-los.

Listamos algumas etapas para você identificar como saber se sua empresa está caminhando para a economia digital.

Incluindo novos mercados

As empresas que têm uma mentalidade digital concentram seus negócios em mercados novos e adjacentes. O desenvolvimento de novos produtos e a observação continua da experiência do cliente são uma preocupação em comum para quem quer ampliar serviços através da economia digital. Empresas cujo foco está somente na eficiência, aumento de receita e minimização de custos de produtos existentes são prejudicados.

Liderando a partir do topo

Os principais responsáveis pela implementação e condução do programa de transformação digital deve vir do nível gerencial superior. Quando as empresas delegam o programa de transformação digital à administração inferior, tratando-o como qualquer outro problema de tecnologia, geralmente ficam para trás. Tecnologia e transformação digital não é apenas um problema de TI, mas será a base para o negócio no futuro.

Focando na transformação digital

As empresas tendem a focar principalmente em atualizar a tecnologia existente e cortar custos sempre que possível. Ao contrário, as empresas com foco inovador enfatizam a transformação digital e alocam recursos para envolver os clientes de maneira mais eficaz e a construir seu ecossistema usando tecnologia digital.

Utilizando uma abordagem dinâmica

As empresas que estão na vanguarda da economia digital hoje, serão muito mais agressivas nos próximos anos. Elas investirão significativamente mais com a experiência do usuário e do cliente, estruturando seu ecossistema para alcançar seus clientes, parceiros e fornecedores,  e assim transformar a forma como eles desenvolvem cadeias de valor para serem mais digitais e conectados, além de garantir uma vantagem competitiva.

 

Saiba mais sobre a Megawork: https://www.megawork.com.br/

 

Veja também outros posts em nosso blog: https://megazine.com.br/