Critérios importantes para escolher um Sistema ERP no setor de Atacado e Distribuição

Sistema ERP no setor de Atacado e Distribuição, como escolher? 

Poucas decisões são tão importantes para um Atacadista/ Distribuidor quanto selecionar o sistema de software que impulsionará os negócios. A ferramenta de planejamento de recursos empresariais (ERP) é a força vital de uma empresa de distribuição. É onde os contatos do cliente, histórico de compras, produtos, dados de SKU, preços e praticamente todas as informações são armazenadas. Sendo assim, é fundamental que os gestores do setor atacadista estabeleçam um plano detalhado e bem definido para orientar toda a equipe envolvida durante o processo de seleção de um sistema, seja porque chegou a hora de atualizar ou substituir seu sistema ERP.

Veja alguns critérios importantes para considerar no momento da escolha de um sistema ERP no setor de Atacado e Distribuição, sugerido por Magnus Meier, Vice-Presidente Global Distribuição e Atacado SAP, para a revista Industrial Supply Magazine.

Magnus Meier

Magnus Meier

“Ao escolher um sistema ERP, os distribuidores procuram um conjunto de soluções abrangente e inteligente. Isso inclui software de planejamento de recursos corporativos combinado com aplicativos de linha de negócios específicos do setor que resolvam obstáculos dos negócios em tempo real e se adaptam aos desafios propostos rapidamente. As principais áreas incluem:

  • Soluções de planejamento da cadeia de suprimentos que ajudam a gerenciar a demanda do cliente e aumentar as expectativas, fornecendo informações de negócios em toda a rede, melhorando a análise de dados em tempo real e permitindo uma melhor colaboração;
  • Soluções de aquisição para gerenciar o risco de fornecimento global e preços voláteis, proteger a lucratividade e contribuir com inovações para os negócios;
  • Soluções de execução da cadeia de suprimentos que suportam a demanda em tempo real, otimizam as operações de frete, remessa e depósito e fornecem a visibilidade necessária para tomar decisões eficientes de logística e atendimento de pedidos;
  • Soluções de marketing e vendas que capacitam a equipe comercial a se envolver melhor com os clientes durante toda a jornada de compra e vender mais de qualquer lugar, com insights para melhorar o desempenho de vendas;
  • Soluções de serviço e cliente que oferecem uma experiência de atendimento omnicanal com produtos específicos e de valor agregado que excedem as expectativas do cliente.

Dois processos específicos que são essenciais para esse setor são o gerenciamento da recuperação de custos e abatimentos do fornecedor e o gerenciamento dos processos de precificação. Ambos são importantes neste setor onde o controle de margem é crítico e são um ponto de decisão para muitas empresas.

É muito importante escolher um fornecedor de software que não apenas entenda o setor de distribuição e seus subsegmentos, mas também tenha um compromisso contínuo com o setor. Pois, munidos desse conhecimento, eles podem fornecer práticas recomendadas e recursos que dão suporte a processos diferenciadores no setor com o mínimo de esforço, custo e risco. Os principais fornecedores de software também possuem um forte ecossistema de parceiros qualificados e focados no setor que oferecem suporte à instalação e implementação rápidas e econômicas.

Sempre haverá novos desafios no setor, portanto, os distribuidores devem procurar fornecedores de sistemas e software que possam se adaptar a eles. Para evitar disrupções e permanecer relevante, toda empresa precisará desenvolver novos modelos de negócios para ganhar eficiência, apoiar a inovação e transformar processos críticos sem risco comercial. Eles devem implementar uma solução abrangente que dê suporte às próximas práticas do setor e apoie os negócios no futuro.”

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Este artigo foi originalmente publicado no Nov./Dez. Edição de 2022 da  revista Industrial Supply Magazine