Como estimar o custo total de uma solução de software de ERP?

Em geral as organizações, sejam elas grandes ou pequenas, são divididas em vários departamentos com base em funções. Administração, finanças, marketing, vendas, atendimento ao cliente, relações públicas, estoque, logística, produção, RH, exportações são alguns dos departamentos.

Com a introdução de um ERP (Enterprise Resource Planning), os processos de negócios tornaram-se mais eficientes, permitindo a integração de várias funções dentro da organização e disponibilidade de dados.

O ERP não é um software simples, mas uma solução administrativa, com enorme arquitetura que integra todos os departamentos da organização e os ajuda a se comunicar uns com os outros e a melhorar a produtividade.

 

Quanto custa adquirir um ERP?

Se você está nos estágios iniciais do processo de avaliação do ERP, provavelmente está se perguntando: “Quanto isso vai custar à minha empresa?” Não é uma pergunta simples de responder, contudo, entender os fatores que influenciam o custo do ERP ajudará a dar uma ideia melhor de quanto sua empresa pode esperar pagar.

Estimar o custo total de uma solução de software de ERP requer uma avaliação cuidadosa de uma série de variáveis que podem ser diferentes de uma empresa para outra. O tamanho do negócio, seus requisitos exclusivos e seu escopo de uso desempenham um papel fundamental na determinação do custo de seu sistema.

Usuários

A maioria dos sistemas ERP é precificada por usuário que usarão o sistema ao mesmo tempo e o nível de acesso necessário.O número de usuários e as funções incluídas são fatores que afetam o preço, em geral, é possível conseguir descontos por volume à medida que o número aumentar.

Aplicativos

As ofertas de ERP mais robustas têm de 30 a 45 aplicativos e é essencial que você avalie seus requisitos para não adquirir módulos desnecessários na frente.

Implementação

Os custos de implementação são uma consideração significativa porque você, como comprador, pode influenciar drasticamente essa despesa.Em primeiro lugar, considere cuidadosamente quem estará apoiando sua implementação, é importante que essa pessoa tenha conhecimento de seus processos de negócios, conheça o aplicativo de software e tenha total consciência e prática da cultura da empresa.

Projeto

Os custos abrangem o planejamento e a organização do projeto, o treinamento, a criação de protótipos de áreas funcionais da sua empresa, a instalação do software, a configuração do sistema, a implementação de alterações no processo e a conclusão de conversões.

Manutenção

A menos que você esteja pensando em adquirir uma solução de ERP baseada em nuvem, a maioria dos sistemas exigirá manutenção contínua.Você precisa que seu produto funcione corretamente e é importante que ele seja constantemente atualizado.

Treinamento

A utilização do software de ERP pode ser uma curva de aprendizado, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a utilização de uma solução empresarial. Há custos iniciais associados ao treinamento de seus funcionários em táticas detalhadas e formas de usar o sistema. Há também custos associados ao treinamento contínuo, especificamente treinamento no local, quando necessário.

Personalização

Você quer que sua nova solução funcione perfeitamente e exclusivamente para o seu negócio, e isso geralmente requer algum nível de personalização.Se a funcionalidade pronta para uso não for suficiente para seus usuários de ERP, talvez seja necessário incorrer em algumas despesas relacionadas ao desenvolvimento de um produto mais personalizado.

Atualizações

Quando novos lançamentos de software da sua solução de planejamento de recursos corporativos forem anunciados, você pode querer considerar a atualização. Atualizações de software para qualquer sistema ERP devem ser esperado em algum momento, fazer um investimento para que sua versão da solução não se torne obsoleta é fundamental para manutenção do crescimento da sua empresa.

 

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