5 sinais que você deve investir em um sistema de gestão

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais para gestão de negócios, é atualmente cada vez mais usados por organizações de todos os tamanhos. Projetadas para atender às necessidades específicas de diferentes tipos de organizações, as soluções de software atendem às necessidades de empresas que vão desde lojas de varejo, a serviços, instituições de saúde, produtores de petróleo, gás e energia ou qualquer espécie de indústria de bens de consumo até a agricultura.

Toda organização pode encontrar uma solução para atender às necessidades especificas do seu negócio. Cada empresa é única, mas em geral enfrentam problemas e frustrações semelhantes. À medida que qualquer empresa cresce, a carga de trabalho de seus administradores também cresce exponencialmente. Embora inicialmente as empresas possam se contentar com planilhas eletrônicas e e-mail, ser incapaz de acompanhar a demanda do cliente tem o potencial de atrapalhar qualquer negócio durante uma fase chave de crescimento.


Investir em um software Enterprise Resource Planning (ERP) pode ajudar as organizações a reunirem atividades diferentes sob um único aplicativo integrado. Não existe um único indicador que diga: “Urgente! Adquira uma solução de negócios imediatamente.” No entanto, aqui estão 5 sinais que você deve investir em um sistema de gestão.

1) Muitos processos, planilhas e softwares por todos os setores da empresa

Em um sistema não gerenciado, vários processos de negócios dentro de uma organização utilizam vários aplicativos diferentes para gerenciar operações semelhantes. Isso leva a uma transferência de dados caótica, processos demorados e falhas de segurança devido à falta de controle de acesso.

O software ERP integra esses sistemas para que todas as funções de negócios dependam de um único banco de dados. Com uma fonte de informações que contém dados precisos e em tempo real, uma solução de ERP separa os registros de informações, ajuda a equipe a tomar decisões melhores com mais rapidez e libera tempo para trabalhar em exercícios de maior valor, como ajudar os negócios a crescer ainda mais rapidamente.

2) Não tem acesso fácil a informações financeiras e administrativas

Manter o controle de suas finanças é um fator crucial para determinar seu sucesso, mas à medida que sua empresa cresce, a velocidade e a complexidade das transações podem parecer esmagadoras sem um sistema centralizado eficiente. Além de dificultar a produtividade, e necessitar de várias revisões a entrada de dados manualmente diminui significativamente a confiabilidade das informações.

Com uma solução de ERP, os executivos podem obter uma visão holística das operações de negócios a qualquer momento, enquanto outras equipes podem obter as informações necessárias para realizar seus trabalhos com mais eficiência. Ter acesso a métricas importantes de desempenho, como pedidos e transações de um cliente e melhorar de forma proativa as oportunidades de vendas.

3) Dificuldade de cumpriri os prazos de Conformidade e Segurança

O software ERP integrado pode ajudá-lo a mesclar as operações de back-office com as regras regulamentare. Um solução de ERP mantém uma verificação da conformidade e das mudanças nas leis, de acordo com os padrões do setor, e continua atualizando seus recursos para ajudá-lo a atender aos requisitos.

O software Enterprise Resource Planning (ERP) não apenas simplifica o processamento de dados e agiliza seu processo interno, como também as soluções de ERP aprimoram sua segurança por meio de recursos como acesso a dados regulamentados e sistemas de firewall embutidos. A integração de vários processos em um sistema unificado também facilita para os administradores do sistema controlarem e monitorarem a segurança do seu software.

4) O setor de vendas e a experiência do cliente estão não prosperam

À medida que as empresas crescem, um dos maiores desafios é, muitas vezes, o gerenciamento de estoque. Garantir que a quantidade certa de produtos esteja no local certo, na hora certa, é uma parte vital das operações comerciais.

Quando os dados de vendas, estoque e clientes são mantidos separadamente, isso pode criar sérios problemas em toda a empresa. Se você ficar sem um produto as vendas serão canceladas até a próxima remessa chegar. Enquanto isso, se um cliente ligar para perguntar sobre um pedido e os funcionários não puderem rastreá-lo para ver se ele foi enviado – ou se ele estiver em estoque – sua empresa começará a desenvolver uma reputação ruim de confiabilidade e serviço.

Por outro lado, com um sistema ERP, os funcionários de todos os departamentos terão acesso às mesmas informações atualizadas. Os representantes voltados para o cliente devem ser capazes de responder às perguntas dos clientes sobre o status do pedido e da remessa, o status do pagamento, problemas de serviço, etc., sem ter que desligar o telefone e verificar com outro departamento. Melhor ainda, os clientes devem poder simplesmente acessar a conta on-line e visualizar as informações de status. Enquanto isso, o gerente do depósito pode ver que o estoque está ficando baixo e pode reordenar.

5) Mudanças no mercado mudaram o perfil do seu negócio 

Assim como o mercado, os softwares de gestão devem acompanhar as mudanças, se sua empresa trabalha com uma ferramenta obsoleta, logo você estará com um dinossauro em suas mãos. Se sua empresa não consegue integrar informações e ter uma visão holística e em tempo real do seu negócio e do cliente, ela terá dificuldade em abraçar as oportunidades de novos modelos de negócio, podendo até mesmo encerrar suas atividades.

Durante o último ciclo de crescimento, o ERP e a automação industrial aumentaram a eficiência da planta de fabricação tradicional. Os novos modelos de negócios habilitados pelas novas tecnologias, incluindo IoT, blockchain e machine learning, são direcionados para otimizar as plantas verticalmente dentro de uma empresa e horizontalmente de fornecedores para clientes.

 

Saiba mais sobre a Megawork: https://www.megawork.com.br/

Veja também mais posts em nosso blog: https://megazine.com.br/