Como aplicar o WMS na gestão das empresas de Atacado e Distribuição
Já falamos sobre a importância do gerenciamento de estoque de mercadorias, em relação ao controle da quantidade e da qualidade dos produtos. Agora, queremos chamar sua atenção para o gerenciamento da logística dos espaços físicos de armazenagem – armazéns, estoques e depósitos – das empresas de Atacado e Distribuição.
Os chamados WMS (Wharehouse Management Systems ou Sistema de Gestão de Armazém) são softwares voltados para a gestão organizacional dos espaços de estoque, e considerados essenciais para a operação das empresas desse segmento, pois oferecem recursos e ferramentas capazes de atribuir, por exemplo, um “endereço” para cada item armazenado, simplificando e tornando mais rápida sua localização, mesmo quando se trata de um grande número de produtos diferentes.
O WMS também possibilita aos gestores aprimorar o uso do espaço físico, tão valioso para companhias de Atacado e Distribuição, a fim de não haver nenhum desperdício de área utilizável, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos negócios. E não é só isso. Com esse sistema, é possível otimizar não apenas o uso do espaço, mas da organização dos itens, recebendo insights e orientações de onde colocar determinadas mercadorias, de acordo com tamanho, peso, tipo (perecível ou não, frágil ou durável, etc.), e separação e preparação das ordens de entregas (picking orders).
Além disso, uma solução WMS especializada nos processos de Atacado e Distribuição, permite ainda a prática do Cross-Docking, que consiste em maximizar os processos de logística de entrega, integrando a entrada e a saída de produtos, para que estes não fiquem estocados, mas sim preparados assim que chegam do fornecedor, para serem imediatamente conduzidos à entrega aos clientes. Essa tendência vem ganhando adeptos, especialmente entre grandes empresas do setor, a fim de tornar a operação mais ágil e atender às expectativas dos consumidores.
Outra tendência adotada pelo setor é a automação dos centros de distribuição e de armazenamento, com esteiras e até robôs de reposição e picking. Ao somá-las com um sistema WMS munido de Inteligência Artificial (IA) e RPA (Robotic Process Automation), essas tecnologias ganham autonomia para operarem sozinhas, sendo alimentadas com informações coletadas pelo sistema de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning).
Diante desse cenário, o ERP, SAP S/4HANA, da SAP, é a melhor escolha para começar a aplicar o WMS. Ele conta com soluções de gerenciamento integradas, combinando as melhores práticas de gestão do mercado com os recursos de WMS mais modernos disponíveis.
Não perca tempo, e fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas. Somos experts no atendimento às demandas do setor de Atacado e Distribuição, e contamos com mão de obra especializada, certificado de Parceiro Gold da SAP e ferramentas exclusivas que podem te ajudar a obter redução de custos, com implementação ágil, assertiva, sem sustos e com suporte técnico profissional.
Veja outros posts em nosso blog: https://megazine.com.br/