Maturidade tecnológica: Qual momento o seu departamento Comex vive?

Maturidade tecnológica: Você sabe qual momento o seu departamento Comex vive?

Compreender como aumentar a eficiência e competitividade é fundamental para fortalecer a estrutura de uma empresa em um mercado global e competitivo. No departamento de comércio exterior, onde há uma grande exposição a variáveis, é necessário conhecer a estrutura da operação para se destacar. 

Os gestores enfrentam o desafio de mapear e compreender o grau de maturidade tecnológica dos processos de importação e exportação. Identificar as lacunas e gaps da operação permite uma melhoria contínua, levando a empresa a obter resultados superiores.

Investir em um diagnóstico de maturidade de tecnologia do setor de comércio exterior pode ajudar a empresa a dar um salto de crescimento, eficiência e competitividade. Isso possibilita a criação de um business case que orienta a estratégia do negócio e possibilita aumentar a produtividade, mitigar riscos e reduzir custos da operação.

Se você quer entender mais sobre a importância de fazer um diagnóstico de maturidade, veja cada item abaixo e descubra!

#1 A importância de entender os gaps

Para compreender o caminho que leva ao sucesso, é essencial analisar os recursos disponíveis na organização, seus diferenciais e, é claro, possíveis lacunas e falhas nos processos internos. No departamento de comércio exterior, mapear e entender o impacto de possíveis gaps é fundamental para manter-se competitivo e em constante crescimento.

Identificar os gaps é o primeiro passo para construir uma política de comércio exterior estratégica e consistente, focada em resultados.

 

#2 Diagnóstico de maturidade: o que o mapeamento revela?

Além de permitir a análise e a identificação dos gaps, o diagnóstico de maturidade apresenta como a tecnologia de comércio exterior vem sendo aplicada (ou não) no departamento. Esse é um dado mais do que relevante na era da transformação digital.

A seguir, mais 4 aspectos apresentados na avaliação:

  • Processos que precisam ser melhorados: o diagnóstico de maturidade aponta os processos executados manual e/ou via terceiros, bem como aqueles que necessitam de algum tipo de melhoria. Além disso, o mapeamento aponta controles não realizados que deveriam ser feitos pela empresa.
  • Potenciais riscos da operação: é possível identificar a quais riscos a operação está exposta. A avaliação de maturidade tecnológica aponta uma série deles, como:
    • Subutilização de recursos, que gera retrabalhos;
    • Descentralização das informações;
    • Conteúdo pulverizado em diferentes fontes e desvinculado dos processos;
  • Falta e quebra de compliance, já que não existe acompanhamento das mudanças legais.
  • Grau de maturidade tecnológica da empresa: o diagnóstico revela o grau de maturidade dos processos nas organizações. Essa medição é realizada a partir da comparação dos processos comuns entre elas e do cumprimento de requisitos legais, como aqueles relacionados à importação e à exportação.

A elaboração do diagnóstico de maturidade permite a construção de um business case, documento que aponta as melhores práticas de mercado a serem adotadas pela empresa. Tudo para que os gestores saibam como atingir o nível de maturidade de mercado, bem como evitar possíveis erros. Além disso, o business case serve como base para comparar o antes e o depois do projeto de soluções, revelando os resultados reais em termos de maturidade tecnológica e de processos.

 

#3 Diagnóstico de maturidade ao seu alcance com o apoio da Megawork

A Megawork pode orientá-lo no diagnóstico, realizando uma consultoria sem custo. Com expertise de mercado e uma plataforma desenvolvida pela Thomson Reuters, usada especialmente para o diagnóstico de maturidade.

A plataforma, conta com mais de 10 mil empresas cadastradas, permite a comparação dos resultados do diagnóstico com mais de 200 organizações que já realizaram análise.

Desse modo, além de fornecer ao departamento acesso às boas práticas de mercado para cada processo, a Megawork consegue apresentar, no business case, as soluções ideais para as demandas da sua empresa.

Solicite agora o seu Diagnóstico de Maturidade Tecnológica com a Megawork.

Entre em contato com nossos especialistas fiscais.