Desafio:
A necessidade da área de suprimentos surgiu após avaliação realizada no processo de controle dos fretes de entrada. Foram encontradas vulnerabilidades, que impulsionaram a encontrar uma ferramenta que melhorasse os controles sobre os valores financeiros dos conhecimentos de frete. Veja os principais fatores:

  • Falta de controle dos pagamentos de fretes, firmados junto a transportadora;
  • Medições de frete rodoviário criadas fora do respectivo pedido de compra do SAP e consequente falta de controle de utilização da verba pelo sistema;
  • Falta de conferência de todos os valores de frete rodoviário cobrados, quanto a sua conformidade com os preços e condições contratadas. As conferências são feitas por amostragem, pelo gestor do contrato.

Benefícios:

  • Lançamento de CTRC eletrônicos diretamente no ERP SAP;
  • Otimização do processo de entrada de faturas;
  • Auxílio na emissão de relatórios gerenciais referente a seguros operacionais;
  • Auxílio na gestão dos contratos de frete pela conferência de relatórios gerenciais;
  • Redução de erros de digitação nas cobranças;
  • Maior acurácia na cobrança de conhecimentos.

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A. Nosso principal produto são pelotas de minério de ferro comercializas para a indústria siderúrgica mundial. Exportamos para 19 países das Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa.

O SAP Les Transportation é um módulo voltado para atender a cadeia de suprimentos, otimizando a gestão de transporte tanto outbound quanto inbound visando a redução do custo de frete. Possibilita um controle dos fretes lançados e pagos, além de gerar subsídios para indicadores das áreas de controladoria, logística e fiscal.

Devido à maturidade de utilização do sistema SAP na Samarco, optou-se em ativar o módulo LES para documentos de entrada, pois, o módulo já era utilizado para fretes de saída. Após análise técnica, o módulo Les Transportation foi aderente as necessidades da Samarco. A duração do projeto foi de 8 meses passando pelo processo de contratação de consultoria especializada (análise técnica e comercial); Processo de preparação (elaboração do Business Blue Print, mapeamento do processo AS IS, realização de reunião de Kickoff); Processo de realização (Definição das customizações, alterações no sistemas, mapeamento do processo TO BE, testes unitários, testes integrados, treinamentos); Processo de implementação e Operação Assistida (preparação de documentação final de projeto, realização de transporte para produção e realização de operação assistida). 

Cliente: Samarco

Site: www.samarco.com.br

Setor: Mineração

Baixe o case completo aqui:

Download